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                  "Trave da tua casa, lume da tua lareira." José Saramago [Referido-se à avó]

      METÁFORA IMPURA (ou SIMPLES): aquela em que o elemento metafórico e o elemento real estão presentes, permitindo-nos estabelecer a associação entre os dois planos (evocado e real):

                  "Fios de sol escorriam de uma azinheira, perto da estrada" (Vergílio Ferreira)

                  "Amor é fogo que arde sem se ver," (Camões)

            "Nossas vidas são os rios que vão dar ao mar."

                  "Que é Poesia?

                   uma ilha

                   cercada

                   de palavras

                   por todos

                   os lados." (Cassiano Ricardo)

            "Os suspiros escapam-se da sua boca de morango" (Rubén Darío)

                  "A lua nova é uma vozinha da tarde..." (Jorge Luís Borges)

            "E lágrimas sonoras, dos sinos velhos..." (António Machado)

      A metáfora só se pode descrever metaforicamente, não tendo, por isso, uma definição positiva. A METÁFORA, recriando a linguagem, modifica o facto descrito. Por outro lado, é necessário estar-se consciente de que as metáforas nascem, vivem e morrem, chegando determinadas metáforas a constituir simples expressões directas da língua, enriquecendo-a, mas deixando de ser metáforas (vulgarmente denominadas de metáforas mortas).

 



2.1. CATACRESE

       Etimologicamente, CATACRESE (do grego catáchresis), significa erro.

      Em sentido restrito, pode designar um erro involuntário, seja de ordem fónica seja de ordem ortográfica, que frequentemente acontece com os parónimos. Ás vezes, os desvios provêm de associações aberrantes.

       A catacrese consiste na mudança da acepção de um nome, fazendo este representar, com base numa pura analogia, um objecto, ou uma parte do objecto, para os quais não existem nomes de referência particulares.

      Exemplos de catacrese:

            __"mão de pilão";

            __"perna de mesa";

            __"ala de edifício";

            __"cabeça da mesa";

            __"costas da cadeira"

      Ao serviço de propósitos especiais, como nas expressões que não possuem nome ou adjectivo próprio, a CATACRESE aproxima-se da METÁFORA, ou chega mesmo a confundir-se com esta:

            __"E o sol estende, pelas frontarias

            __ Seus raios de laranja destilada" (C. Verde)

            __"Mas eu aportara à cidade de automóvel..." F. Namora)

            __"Lágrimas eloquentes";

            __"romance água com açúcar"

 



2.2. IMAGEM

      IMAGEM. __ Em sentido lato, a imagem engloba figuras como a metáfora, o símbolo, a alegoria, etc., figuras criadas por meio de uma comparação, de uma relação analógica.

      Em sentido restrito, esta figura designa uma comparação em que todos os termos (comparados e comparantes) se encontram expressos __ pelo que, neste caso, o termo mais apropriado seria SÍMILE.

      A imagem é, pela sobreposição e/ou acumulação de figuras, mais ampla e rica de sugestões que a comparação e a metáfora. A reunião destas duas (da metáfora com a comparação) acabam por converter as ideias em representações mais sensíveis, animadas e coloridas:

            __ "O Mondego, como uma cobra na areia, espreguiça a sua trança de águas mortas" (Fialho de Almeida)

            __ "Para os vales, poderosamente cavados, desciam bandos de arvoredos, tão copados e redondos, de um verde tão moço, que eram como um musgo macio onde apetecia cair a rolar." (Eça de Queirós)

            __ "Os bons amigos hão-de ser âncoras e amarras na tempestade desta vida." (Frei Heitor Pinto)

            __ "O ar mordido por pequenos dentes dum branco imaculado..." (Bernardo Santareno)

            __ "Voz rouca com claridades ardentes de Sol e negrumes de mar sem fundo." (Bernardo Santareno)

            "Horas mortas... Curvadas aos pés do monte

             A planície é um brasido.. e, torturadas,

             As árvores sangrentas, revoltadas,

             Gritam a Deus a bênção duma fonte." (Florbela Espanca)

 



2.3. SÍMBOLO e EMBLEMA

      __ SÍMBOLO è uma representação significativa. A balança, por exemplo, é o símbolo da justiça, a cor verde é símbolo de frescura, de esperança, mas também de imaturidade, de inocência.

      As metáforas de carácter universalizante passam geralmente a ser consideradas símbolos, como acontece, por exemplo, com «Babel», associada a confusão.

      __ O EMBLEMA é um signo deliberadamente escolhido, que, da parte de um indivíduo ou de uma comunidade, pretende afirmar uma personalidade, proclamar a identificação a um valor, como uma divisa expressa visualmente. Os emblemas heráldicos podiam substituir os nomes. Se o leão simboliza a coragem e a majestade, torna-se EMBLEMA para uma nação que se reconheça nestas virtudes.

      Os adereços que as personagens transportam consigo servem muitas vezes de elementos identificadores, isto é, constituem emblemas, como acontece, por exemplo, com as personagens vicentinas. Porém, segundo nos parece, o emblema conterá sempre em si também um valor simbólico (de virtudes ou vícios)

 



2.4. ALEGORIA

      A ALEGORIA é uma composição simbólica, feita de vários elementos que formam um conjunto coerente e reenviam termo a termo para o conteúdo significado.

      A ALEGORIA é um recurso retórico-estilístico em que se fazem corresponder, de modo minucioso e sistemático, um nível de significados literais e um nível de significados figurados. A alegoria pode ser considerada como uma metáfora ou como uma comparação prolongadas, devendo o seu intérprete descobrir sob os significados literais e patentes, que em si mesmos têm coerência, outros significados, significados de outra ordem.

      Assim, por exemplo,

            "a nau que enfrenta um mar encapelado, dirigida por um piloto firme e hábil, responsável pelo leme, que sabe evitar os escolhos e vencer as ondas e os ventos contrários"

      é uma alegoria multissecular da vida política do Estado, agitada e perigosa, que exige um governante com coragem e sabedoria.

      Como igualmente alegórico é este extracto do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:

            "O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."

      O polvo aparece aqui como uma notável representação alegórica da hipocrisia com que se mascara o ser humano e, em particular, alguns membros da igreja.

      A alegoria pode ser global, isto é, um texto literário pode conter alegorias, mas a alegoria é particularmente utilizada em géneros e subgéneros literários como a sátira, a fábula, a parábola, o sermão e o apólogo (esta lista de géneros e subgéneros demonstra bem o pendor didáctico da alegoria).

      As personagens de alguns autos de Gil Vicente __ Auto da Alma, por exemplo __ são personagens alegóricas, na medida em que constituem representações do mal e do bem, do vício e da virtude.

      Uma ALEGORIA na qual se crê torna-se um MITO, dado que o MITO é uma METÁFORA por projecção, fundada sobre uma analogia entre um fenómeno real e um fenómeno imaginário, que é o reflexo e que adquire importância pelo facto de que o pensamento mítico prefere o imaginário ao real. O imaginário é sempre mais intelegível que o real, mesmo se os filósofos nele denunciam a irrealidade.

 



2.5. PARÁBOLA

      A PARÁBOLA é uma narrativa (récit) alegórica, contendo uma lição moral ou religiosa.

      Fala-se de PARÁBOLA quando todos os elementos de uma acção, exposta ao leitor, se referem, ao mesmo tempo, a uma outra série de objectos e processos. A clara compreensão da acção do primeiro plano elucida, por comparação, sobre a maneira de ser da outra. A PARÁBOLA desenvolve-se no tempo, enquanto a ALEGORIA propriamente dita tem um aspecto mais espacial.

                  "...O semeador saiu a semear.

                   Parte da semente

                   caiu ao longo do caminho,

                   vieram as aves do céu

                   e comeram-na.

                   Parte caiu na pedra,

                   não tinha terra,

                   nasceu, veio o sol e secou.

                   Parte, enfim, caiu em terra boa

                   e deu bons frutos,

                   cem por um, outros sessenta por trinta.

                   Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça."

      Vejamos também um poema, onde se fazem sentir ecos desta mesma parábola:

                  Pensamento vem de fora

                  e pensa que vem de dentro,

                  pensamento que expectora

                  o que no meu peito penso.

                  Pensamento a mil por hora,

                  tormento a todo momento.

                  Por que é que eu penso agora

                  sem o meu consentimento?

                  Se tudo que comemora

                  tem o seu impedimento,

                  se tudo aquilo que chora

                  cresce com o seu fermento;

                  pensamento, dê o fora,

                  saia do meu pensamento.

                  Pensamento, vá embora,

                  desapareça no vento.

                  E não jogarei sementes

                  em cima do seu cimento.

                       (Arnaldo Antunes)

      O termo grego Parábola significa "desvio do caminho". Mas desviar-se não equivale necessariamente a perder-se. No fundo, recorre-se a uma forma poética para revelar uma realidade abstracta, ou, utilizando um oxímoro, trata-se de um "revelar por ocultação".

      Na parábola assiste-se a uma espécie de desvio em relação à literalidade da mensagem, identicamente ao que sucede com o desvio à norma, traço característico e essencial do facto estilístico.

      Como na parábola de Cristo, também no poema, a semente é metáfora e imagem da palavra. Além disso, "cimento" constitui, relativamente às palavras de Cristo, uma actualização.

      Uma PARÁBOLA pode ser inventada, mas um acontecimento histórico ou uma anedota podem servir de parábolas, fora de tempo (après coup), o que explica o sentido proverbial de certas expressões. As parábolas do Evangelho adquiriram um sentido exemplar e integram-se no discurso de igual modo.

      Na mesma ordem de ideias, uma ALEGORIA não é obrigatoriamente uma construção imaginária ou efabulação. Uma paisagem de inverno pode simbolizar, por exemplo, a condição humana.

 



2.6. SINESTESIA

      Fala-se de SINESTESIA quando detectamos uma combinação ou fusão de diversas impressões sensoriais __ visuais, auditivas, olfactivas, gustativas e tácteis __ entre si, e também entre as referidas sensações e sentimentos. No fundo, trata-se de um jogo em que a transposição dá origem a metáforas sinestésicas:

            __ "O céu ia envolvendo-a até comunicar-lhe a sensação do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o odor e a delícia da tarde." (Gabriel Miró)

            __ "Que a alma que pode falar com os olhos também pode beijar com a face."

            __ "Sobre a terra amarga, caminhos têm o sonho." (António Machado)

            __ "Que tristeza de odor a jasmim!" (Juan R. Jiménez)

            __ "Insónia roxa. A luz a virgular-se em medo.

             O aroma endoideceu, upou-se em cor, quebrou

             Gritam-me sons de cor e de perfumes." (M. Sá-Carneiro)

            __ "E fere a vista com brancuras quentes" (Cesário Verde)

 



3. PROSOPOPEIA, PERSONIFICAÇÃO ou ANIMISMO

       A PROSOPOPEIA Consiste em atribuir qualidades ou características humanas a tudo o que não seja humano (ideias, animais, plantas, coisas, objectos inanimados, o irracional, etc.):

                  "A Ilha era deserta e o mar com medo

                   da própria solidão já te sonhava.

                   Ia em vento chamar-te para longe

                   E longamente, em espuma, te aguardava." (Carlos de Oliveira)

            "A chuva é obrigada a sentir que eles nem as encostas lhes estendem." (Jorge de Sena)

                  "As estrelas foram chamadas e disseram: aqui estamos." (António Vieira)

            "Entretanto, Lisboa arrojava-se aos meus pés." (Eça de Queirós)

                  "Um Sol rijo e pesadão, de todo genésico, espojava-se sobre a terra." (Aquilino Ribeiro)

            "Vêem-se os salgueiros chorando os tradicionais amores de Pedro e Inês." (Fialho de Almeida)

                  "Toda esta noite o rouxinol chorou,

                   Gemeu, rezou, gritou perdidamente." (Florbela EspancaN:Tq>Vd سvfqfޛipZRaU :7p%7R\d"co kV S>RÎu  $a1`M  Z56]N%\Gy@N.߃6L,!1?'< 6_?1b+͠$t3Nl]"ϲ3P(|hBXϝ*}ߍ.*rujMq'@c0$-z j/k{[b1 u#8O/x_Uy } ئˇ+[ZĢ$ϨJ-wkc+AV;4쇃! ;kb2Y)ڧk"n#o)?H_$)_0˩y{a cS*&Ei)hag]lFM=R5n~ȃϞ`T!')i,vfASlc5ݧa/kdѽ$Bo ^tLo_ge<\ŭpSr=)VG?y )땏RQ&; ܖ% =,7m$hi*Զ(wOKr=81 &{H}Αມ1ri"(Kp&`Y j2R;<r rcL3u^|Ep<ʧGPjhfLRWDR{&^ɩ#!VP^B1nϵb8$ʍvi"Q{ DyBV׽LŹze` a#,2TYtɏ.욾B—h%-kiK>o6yJhmG҄ӽ%1阿 96\$).0H#HCrx6]>O5&WJR^Sq4٬j` ?USLA`WJͲI0&菠 Q%jI|D DeIЃ di%C@Y3r' 79*j#)G˘h} .R0<<ߐؕ\:)b,H>wH#۶!m!hPy~w{d㪐H,)J̰i6`F* "m%hNSXȎV6ց~ 3EaR+pΖU2>ڢ GMF)eZbZxHq,9Al#ʇLM_ˮ=yM5'Èg^?jggSDzu[֭U)Au#,rsIS1oPF\Deÿ";P;Acߓ4l*0.$-d1S2+a~D>qdQpC]ROΡ '[ hY,C6=͚!jdܘ#PRA'=٦z=?=Q}Er|6L:tXF*@h![dzHj ԉm?z8z|#*0'*E.>[)V,fM^6Gt yfBE6'RFW3 w`7_~Pѵsk%P)SȓT$.p|}@zSМ7INkmF6)z BUVYn^n'%Ѣ'/CH2Aܿ!<?MZlvYTǐ~I6 $0Dz'ZҞ"hԺW8;|]QR 5X(iNpu61T!qRp=wK_8ǃi A_6Mkm1O_Lsٛ y?/rRUvzH=' Gn)،3'=BƝ?wН^kB?0>8H~vΊtek 2$>^aBrK=~iYTr`gI c[2!7x ǎϺHEG 0/. ]]>.eMVj .p>cNY}Mf_sq˘, `0>s(WR{*$`6`lj BHm ũ{PWk?W0uw3|uagLW*!Z G€)GYK69v ]@*.pOTb*N6 B%{GUa[ANe LszږHnN J+˥ml6''䠕4zDY5m}[Z]15,Q7b \e*,LB7S5?w54 DmFf: -(ӖiUG:L1U*,_zzp{k_x#gHR K# _Un@>2~3rπ~WZLx{&e,Vy0e]Jr+lofľ{Bc{JOry͊KeYA9;f!5z(RĊr)t5d4O`+E VB-)Idd 9%>U*!jPd&vO5߲i$3O hZYF´" Z7R. 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      Em suma, enquanto o PARADOXO expressa duas realidades opostas e inconciliáveis simultaneamente, o OXÍMORO assenta na expressão de efeitos contraditórios face a circunstâncias semelhantes, mas separadas por um relativo grau de intensidade.

      Convirá, no entanto, ter sempre presente, que a coabitação de sentidos contrários assenta numa espécie de sobreposição de planos distintos, como físico / psicológico, material / espiritual, mundo interior / mundo exterior, etc.:

      "Aquela triste e leda madrugada" (Camões) ["leda" refere-se ao aspecto físico duma natureza que acorda suave e se anuncia luminosa e agradável, enquanto "triste" respeita a dor psicológica que a morte de sua amada nele causara. Em suma, essa madrugada alegre é testemunha de um acontecimento marcadamente triste.]

 



2. ANTÍFRASE

      A ANTÍFRASE consiste na Expressão de uma coisa através de um termo de significado oposto. Este procedimento é usado para incutir ironia ou sarcasmo (ver IRONIA)

            "Cujo nome do vulgo introduzido

             É Félix por antífrase infelice" (L. Camões)

 



3. IRONIA

      A Ironia consiste em dar a sensação de louvar o que se pretende condenar, em exprimir as suas intenções por ANTÍFRASES, em dizer o inverso do que se pretende deixar entender. Com a IRONIA pretende-se sugerir o contrário daquilo que se diz com as palavras.

      A IRONIA assemelha-se à hipocrisia., mas combatendo-a com as armas que esta mesma utiliza.

      Como a ironia está especialmente exposta ao perigo da incompreensão (à obscuritas) é o contexto que determina o seu real sentido e, ganha particular evidência por meio da pronuntiatio (a expressividade do tom com que é produzida):

            "Olá, Veloso amigo, aquele outeiro

             É melhor de descer que de subir" (Camões) [maneira subtil de chamar covarde, medroso]

            "Que belo empregado tu me saíste!" [= irresponsável, incompetente...]

 



4. LITOTE (ou LITOTES)

      LITOTE É o nome da primeira figura da linguagem "imprópria" (figurada). Nela dá-se a perceber alguma coisa de diverso do que a forma linguística em si mesma significa. Com a LITOTE exprime-se uma afirmativa pela negação do contrário.

      A litote é uma ironia da dissimulação com valor perifrástico, que consiste em obter um grau superlativo pela negação do contrário:

            "nariz alto no meio e não pequeno" (Bocage) => significa 'muito grande';

            "Não nos rimos pouco...!" => 'rimo-nos muito'.

            "Este vinho não é nada mau." => 'é bom'.

 



IV. EXAGERO e SUAVIZAÇÃO NA EXPRESSÃO DE IDEIAS, EMOÇÕES, etc.:

 



1. HIPÉRBOLE (ou AUXESE)

      Na linguagem corrente, seu domínio de preferência, a HIPÉRBOLE consiste em utilizar termos excessivos e impróprios, como "genial", "fantástico", "sublime", "ignóbil", "execrável", etc.; comparações irrealistas ("Forte como um touro"); abuso de superlativos.

      No fundo, na linguagem corrente ou na linguagem literária, a HIPÉRBOLE corresponde sempre a um exagero, seja do real seja do imaginário, por excesso ou por defeito.

      Pertencente ao audacior ornatus, a hipérbole possui efeitos poético-evocativos e serve, na retórica, para despertar pateticamente no público afectos partidários e, na poesia, para a criação afectiva de imagens que ultrapassam a realidade, enfatizando deste modo uma determinada ideia.

      __ A Hipérbole pura é um sobrepujamento gradual de sinónimos amplificantes que acabam por ultrapassar os limites da credibilidade:

            "A grita se alevanta ao céu da gente",

            "Agora sobre as nuvens os subiam

             as ondas de Neptuno furibundo,

             agora a ver parece que desciam

             às entranhas do profundo" (L. Camões);

            "Se aquele mar foi criado num só dia, eu era capaz de o escoar todo numa hora... era capaz de o beber só para me ver livre dele." (Agustina Bessa Luís)

            "Vê-se ondear um oceano de cabeças." (Rebelo da Silva)

      __ Hipérbole combinada com outros tropos:

      a) Hipérbole metafórica, quando combinada com a comparação ou com a metáfora:

            "duro como ferro" => 'cruel';

            "vontade de ferro" => 'vontade inabalável';

            "Peguei a esbugalhar lágrimas como punhos." (Camilo Castelo Branco)

            "A sua alma era um vulcão"

            "Sem ter respeito àquela assim estremada

             Gentileza de luz que a noite escura

             Tornava em claro dia, cuja alvura

             Do Sol a clara luz tinha eclipsada" (Camões)

      b) Hipérbole irónica, na qual se exagera, de maneira provocante, a crítica em relação a alguém:

            "Tão delicada e mimosa era a sua consciência, que não só a picavam os escrúpulos próprios, senão também os alheios" (ª Vieira)

 



2. EUFEMISMO

      A realidade quase nunca é aquela que sonhamos. Há muitas circunstâncias adversas ao longo da nossa vida, esperadas ou acidentais. Tomar conhecimento sobre determinados factos, sobretudo quando directamente relacionados com a esfera dos nossos afectos, é extremamente doloroso e pode perturbar enormemente a nossa sensibilidade ou até pôr em causa a nossa saúde.

      O EUFEMISMO surge assim como forma de atenuar a verdade catastrófica, com vista a diminuir a força do impacto que a verdade poderá causar. Isto é, consiste em suavizar o carácter desagradável, horrível, penoso, grosseiro ou indecoroso, de um julgamento, de uma notícia, de um pensamento, etc. Mas também poderá haver casos em que o Eufemismo pode conter um travo de ironia:

            "Entregar a alma ao criador." (por 'morrer')

            "Nunca usava palavras triviais; não dizia vomitar, fazia um gesto indicativo e empregava restituir." (Eça de Queirós)

            "Lhe dá no Estígio lago eterno ninho" (Camões) [= matou-o]

            "Ele não roubou... Digamos que fez um pequeno desvio!"

            "... Só porque lá os velhos apanham de quando em quando uma folha de couve pelas hortas, fazem de nós uns Zés do Telhado" (Aquilino Ribeiro) ["apanham" => furtam, pela associação com o Zé do Telhado]

 



3. DISFEMISMO

      O Disfemismo É precisamente o contrário de eufemismo. Em vez de se atenuar uma dura realidade, opta-se por torná-la real ou mesmo cruel:

            "Qual enganado, qual carapuça... levou foi um lindo par de cornos!" [a sua mulher praticara adultério]

            "Esticou o pernil... Foi fazer tijolo... Bateu a bota..." [= morreu]

            "Deixa em paz a criatura. Está começando a esta hora a apodrecer, não a perturbemos." (eça de Queirós)

 



V. TROPOS DE FUNÇÕES ou TROPOS GRAMATICAIS:




1. ENÁLAGE

      A ENÁLAGE corresponde ao emprego de palavras com categoria gramatical diferente daquela que lhe é característica). __ A ENÁLAGE joga com as categorias gramaticais de base: tempo, número, pessoa, funções.

      É pela ENÁLAGE que o infinitivo introduzido pela preposição de substitui um tempo conjugado; que uma palavra concreta substitui uma abstracta, ou vice-versa; que se emprega um verbo intransitivo como transitivo, ou vice-versa:

            "O que eu sonhei, morri-o" (F. Pessoa)

            "Mais vale um toma que dois te darei." (Prov.)

            "Enquanto dormias a tua solidão" (Jorge de Sena)

 



2. HIPÁLAGE

      A Hipálage é a figura que atribui a um ser ou coisa, designados por uma palavra, uma qualidade ou acção que, logicamente, pertence a outro ser ou coisa expressos ou subentendidos na frase.

            "O chefe apanhou-me com o olho lírico na gaiola

             do quintal em frente" (Ramos Rosa)

      A hipálage consiste em atribuir a um substantivo um epíteto que apropriadamente se devia atribuir a outro substantivo do co-texto. Trata-se de uma alteração gramatical e simultaneamente semântica, da relação entre um adjectivo e um substantivo: em vez de o adjectivo se encontrar ligado ao substantivo que semanticamente o exigiria, aparece relacionado com um outro:

            "Houve um ruído domingueiro de saias engomadas" (Eça de Queirós) ['saias domingueiras']

            "Na rua, a estanqueira chegou-se à porta, vestida de luto, estendendo o seu carão viúvo" (Eça Q.) ['carão de viúva']

            "fumar um pensativo cigarro" (Eça Q.) ['fumar pensativamente um cigarro']

            "Abria os olhos molhados de culposas lágrimas." (Camilo C. Branco) [A culpa é relativa ao sujeito e não às lágrimas]

            "E logo a grulhada das suas vozes reanimou o canapé dormente." (Eça de Queiró) [a dormência é a das pessoas que estão instaladas no canapé]

            "Mas depois rebrilhava a estante amável dos Poetas." (Eça de Queirós) [a característica amabilidade dos poetas é deslocada para a estantes]

            "O aro de oiro dos seus óculos burocráticos" (Eça de Queirós)

            "Atacou com um pedal solene o hino da carta." (Eça de Queirós)

            "As tias faziam meias sonolentas" (Eça de Queirós)

 


VI. FIGURAS RELACIONADAS COM REPETIÇÃO


A. REPETIÇÃO de PALAVRAS e de CONCEITOS


1. ANÁFORA

      A Anáfora consiste em iniciar vários versos ou frases, ou sucessivos membros de frases por uma mesma palavra ou grupo de palavras (x... / x... / x...). A Anáfora pratica-se tanto em prosa quanto em verso (Ver Simploce):

            "Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba." (A. Vieira: Sexagésima)

            "Lisboa com suas casas

             de várias cores,

             Lisboa com suas casas

             de várias cores, " (F. Pessoa)

            "Castro na boca, Castro n' alma, Castro

             em toda a parte" (A. Castro)

            "Árida palma

             Tem seu licor;

             Tem, como a alma

             Tem seu amor;

             Tem, como a hera,

             Tem seu abril;

             Tem, como a fera,

             Tem seu covil." (João de Deus)

            "Tinha um berço pequenino

             E uma criada velha com um terço...

             Cresci de mais, como destino"

             Cresci de mais para a o meu berço. (José Régio)

            "E negro, negro como a noite morta,

             E negro, negro como negro dia,

             Senti-me triste como a noite morta.

             Porém, de manso, abriu-se aquela porta....

             E o Sol entrou!

                     E para mais, chovia..." (Pedro Homem de Melo)

 



2. ANADIPLOSE

      A Anadiplose é um processo de repetição e de encadeamento através do qual se retoma o início de uma proposição precedente (... x / x ...). A concatenação é perfeita quando recai sobre a parte final da anterior e o início da seguinte.:

            "Vou retratar a Marília,

             a Marília meus amores" (Gonzaga);

            "que era perdido de amores

             por uma moça Joana:

             Joana patas guardava

             pela ribeira do Tejo." (Bernardim R.)

            "Outra amante não há, não há na vida" (Antero de Quental)

            "Anos, velhice, desgraça __ e teima. Teima até ao caixão." (Raul Brandão)

 



3. DIÁFORA ou ANTANÁCLASE

       A Diáfora consis<\҂a#.ޯd|ӛW| 廥ӆKRQ$^9D=PŲR!Ѵ; ^E>klAj4ƦI E7O-r|!~)(_娝{_ɻtӆ]\謪Fr"} \s ]1ڙ:.Z2%ľdtkUD3os1jRؑhda!=t0^*[fB'Q)$5--:֩BUdҋ 0ΕYR2 !DѶUmçBpwWeǼzTᜥ]?yuw'x9܆jV4YE lz \*GjXN+ رɠ&PTe.xwy@p n9@ _6uZbp^2tqI$Kx0 Bnb[H>نRwq/dI~oRl'KOϻA'1mMVbXž'nStj:s';'N4VK ~繻h;ߐve^{ B#5&[ |pClǽʂ1j7}fVT Rf$\g㝱";$Q 8BxBLLf8"-v D9tbԎ1{lp+hX{c#x+u_zmA w?s~w%LH I&h$ ,54)n0v\L>h߾{LZ-I(jWDg&{ГII@ZbĂq1]RL)wE/6n;2QAxHxQv-tXX({!JnC$W|0kH0T, >_syӭ7qs!_C;|EWG6-=r2@EHͺs7vtfP˂}6!O߿jQ?DR+k,%9|꧷[EQƯ{Ƅ_Γ& lh9*L40"/X0+hf:\!8E`Ʋit3܊Bvd3QX7-</'%p e0mg##|$ъCۚkwLQ=1 6N_:,X"*v8YVky$z *L$-VrׇPi7m=ydӨ?;^~qus[=/+P2( j2X V /3:SܼL9F9jƲ~eq气='‡Z1]+ד 4x jtnҰr)pA9 |$i qplacsn;[ ?;ˠGճyL鹳3- 3DmN &C54>| j_+<[h0v%S'7)SŐu .pK]f3 PR:OM{*Gū- v4eJ W|e>`f[,Y}] X—\\qơJ\{:wALMĜ=𹧢!dID5T׶^)v=ofjНoPdzZhnj%%0L+Jg;q9h]Z^gfb1r?.y!;Le }gs\߸}7_xZ7yKwГhXP8-[?²-F뮧 ª`F^d6S 0m+Ck 2Ï0+N/H+~(5jRK FR67 dciA!ͧ&{?'W6Tc;.A6F:o8jŐS%{!8JK._>eTPMnA,|lT'gHB&A+5gL0S\Ot0yWt2b j<+M!I!>͈m?^8t݄y3AL1J,!Qvr~j,ztJ p-¯c>HLX eqDt;]]}hW=2y/SFTƪ?rȡ^ta<G`d@Q2բ%_7NEh>;˺#V'M{ OAiު_=pj~56p 3v4 `nRi|&wv ]8{>߰Dph~'U*FRx9!|Ib Hq6T3GlrBi;(ƞLrAa1)I*ia>FY{Ce-% qkն(PxFև؂Y\1a! 훭ϘJĈ#۩_l1M=ޕ8a8!%ʔՃ 1³Hr!L.jEiwLzeBx +#i:{;ZMX P7bW` 2fNM%]}&l8/);30o ʴ:) nxrEs!1WC䮴XnjYKC!`tFEsI pkF @cŇn.VZn(Vj w3cО,p@%6 ۃ\2i[ouؒ{ܥ/p;;O3nϕE?iX,9}EMŞ.x*ЊXs#sAK]΅`33YnQ Mp7;Z;y[n"&,sN ebVb]#l38ڹɅ|hy 2 _mݙvhKT9]JԖM. @tF>+T76d\y[o 'Qv[k(e؀R *!sNRi,ӟ;bYŮtʸl--$%v;ެ/<ЩEQT%-'eTK! !QUIĢ 3xW0ww:HLSSD!)MY |~U>`Q]#@o;~ ]n3Yh,0UW ^օRj68N\œoj;>u'dH O</ =UOD}e*OU+C o9L\\I!}rA (T**lN;E%/" ֬ ~5 B'&\E3pB9-=gң]Bg3n6@6Sϝx<[o;QWBamזb[@ _" Du*YﮆH؍_IO;Gd@>F);@=>Wΰn+8ټ $Š\;/5FXrd,* 䦩}aREan۳^<|y .7;]&&! m.쳪cd/n{'ׯ[IA57[|e~ y>8솷[s0*[5o7RtҚ7nx $2m߂3qpfiu O`PΩvㄿЎtP=%VXʱK[ kRޒ8|5@v!&KYClX>%1.2śQGn)v%ya0?3^*psIn/!h*ZO=Hcd]0.ɣQRsS@Jn[&w+vEea;[ע֫kHypQ0,4 ۜ˅;dw S?eJdwٕ۸ѵXmbQ!m #RW|˙\h(^ڍg)2#-=Yx>PFbW j͇*hţ{!s|N(rIso%O.,(lk}n\]*9T`VYeDwLl7VX]uerqYv5'EnAHU=Zɫè)o|gPGcy>MDW #EpbOyvJgXc+do榏y}Z >c[É߫$`~ţ]FZV81)ȸdJ@2OGjrj9N2 dhBnOȣ=Z̗V4ʬQ^IQw)"}tdI㌌W[ TJ=༶%ɇF^^[*Vcgm&mrR]Gd"^ [1 ,8m-|tE`[Ipˆ q52<Dz7@1":<,r# \t)Egr,$:^ŶU6J2;y.JKNc ZJ8dH r}> s n!j3Hn<.*s<6 kD5;48R jZ|9~SU*%LZ00ApOB՘dWzZ)ιt#Il>(q*%怿3{лbX)Wz tsFW*FN{DžWPHIrjj"xMRHa_05R]T:8 f@͈%0x"[|^tP:,kLu`Ӑ%IVcN/IF<AL~Stz}La:j~\K3&EJ}LlXfjLRBߛ߰^ɚ9]\Cͥrpr*rwo7jWi"D9Gʙ"wvCV4,qa7H| swyjbO:q9-:cK lxAyc M/`^+`Jtqr@M) As0^ ex@{6#{5'3,vv60`F.} ?YN^%z քk@?$vYv~NImq115ߍV/u<)2Lީ'( ڀdKWOiFa 2096h~ (#R`ͅ0!S9|Tp Ҫҧ(hMÁL 4rڽ0 zw@`JFrMDA;?@k 9{o6/Nl|@^J O$kY.o6#2h1Ӱd}7) mF_$Xv{cM2cAW#H>&3¦N_}B:R,dѰg άvvY;p FF=yҚR(O5ǘ$77yT:F{2$466X%+F+a,T!E~EդE:+1U#.r"Ǐgp/]Fc+EA]"UDoPԔB'@FMFnBHcRn6pP&qwAJ"I_+VEh^,$sʍ-"YC_0]q@3Gg,?D໦2Nj$[dHIld#[bAeuV|B0FMłAr]ǚ6jNS}[>pWqtAYP:Fw!q^(h7/c2hKnEg[qenDu\ W1⍍P?lJ%/ 1$\?7iu4Vyc94+mx0թ i?2ԟ^dۛ/G/1dIZiA , ?a-P/ѧp#[yoFBg#jH%XY•d&40>xZ#t;(C6vOW;}gE&Qt7!"myu5a⻠h`|qśEݨdFn^L&ԓB 0U1ۯ Xq[bh݀#SL֑7 MLECCN&YlCc{d(Lk\GjnXy07uM8Z|0ɍ:^-bG䱝BO^Dtva0m3΅݇KnMCYѼc2qZwXtj&|4Ƀ}sir*Z<ۭTSos+ K6p>rjQC\ޡ0_T?k8BJZh|G a.`H\L@g.r ;q-\c;DHlhĘ9^b 5ܡC'A$'F7QoD(U\C~QɟA|G]QqKVQVC%HV>N5dI~@ȯ>7Z?YOԾ뺥8$ؤ>5r{ŒX$h]s_~LiY+(ocܥ"UJ'%+sZ>Z?Zv"fY+RyɂvTb =_llpJEgӻjEt0ȭmv`24> "E gl+m)v@8l` [0١He.`ن%Sof;{s0i#ũ\M5aG8X;i_db[sjs)(&f,"ߪҬ4 $w 4 s6;`!X%Q-wg5$YM1^on k.݆u)_Ӡqp+aO\Vi(0|1r(VO\XypQȏo ^ÆfLNֽ|$a ?3#m2^{ƴ&R,N텧F{~EA}xea~âW'-r54Ab37(z^7s:rr).%&9*on>+v %у@>)|kF1 +#\ᒨz@QU`ށDsylyN@\)Ȱ1^ibŎtnI S%*ܦSAȥFYC '@]cT̯bC$c`W"xM}IuIc]Cb*+ܾbI]Y7wAfzC^#Dct x"r8s9ǿMCJ&nIKDVp)oG5RP_BN87-M*]v/ PrBFR׺N_B?=0T Ǟ1 Uq'@fY!&bՑӠGT{IUPt @}m%X-.^;Ҏ`; ,,ob0eXѤΰ/P0~ձYv`atf`[`UַVKD+4TדM4G˭:݅.{;uEz>De_I88 oP*;hA $8 _}k<D iRhR%)Kh1xhˆ-O"$z@c4"R/j;Nǘi c +uP?(]a)+p8{EП:s (T]]?V:8IF՜#\[Lδԫ5@8f-sc!&8 }_ MDd<{A/)Np??EW4M2W";Jp"^e8KKI3Vnteϯx+m& BJHb3!a1]˝ ?`л &7a]qĚW@H[8fb$-A}&o=Ϯ0!;] ʐAn FD֩ } Q&L&h1̷S_idS&cH\QoiŊJG9v:Q"|sn?pY΅lے -V5#04O-D7|w%ӟ ;sM+jAsӱ{Z$U=F1SV;Q@?٤ cz)0i[YMV :\鯸ݵESLxq\꽣c01b( mO z0j`tPVHJkruFЍ*Cqd!3]m}j ʯ.U*;)FUm;PVyY\yVp"$o(j-v}u*a^NO"Y 2ltCS@z45uڹ6?9:eNq_V EMhDBun0 j{Ec#D=<3!%e7gGny'H|{YnG:bV2/SD~b&ٌj&9mߧx{K]##i&pP5" A!EmD =t3WޟJ`a88|L{  @gQZ$a]&}S*AGgHbtH7=IJI6;mvlbS<ʄeS6:]{n9mǔ}S/<J^' B|CxQ!Q GZlY~ S g FEXj=WkK3z <ܡ8QbCڋX=+S_K++4UU v*8^{?C_@M_(8\|><\ðl6؄u󠹻7iv*!=<6 We(յqyt;_7J!֌$ inn&ȶVaaGX]_ p.XˆX+Ŕ6*VTNj6ULe3Z~`ݻ54ID!s ko*k+#8ҍUChOp-#'W|0I(\8HLy_RC]!~S%EEN\7$g<*&GoRT%;μ"lʆ*y\;^W)=ӽ%, TEcJIxٺj&]E~b %">:;a@{cR1<6 *ftVu|Fr6zNzڕ ;-a,!q?Li'UH17Ig%F[kQpq.,$lQSW+m;) 7},nSt &6?RXW*~DQY#-w!K6ze4fIhLhV.ui s05*|^º_cE葃⇜V% MOXȈ/qSpwh?'!LT/CJc gxGLX G̠g-|H\{#!B`t(2Eos|aj͛-_)ftR<..IC|:8T]{9 #]bHVʩ+ET]2&d]b fXZtO6\!6c6!7 N@W~O`XǔAJnW{(LCj|em#/qL^e\|@Lt I? 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      É uma homofonia de sons vocálicos, algumas vezes prolongando o efeito da RIMA. Pode haver casos em que a ASSONÂNCIA preenche uma impossibilidade de encontrar-se uma combinação de palavras que, ao mesmo tempo que garantem a lógica e a expressividade de sentido, possibilitem também o efeito de RIMA:

                  "As mãos do mar que vêm e vão,

                   As mãos do mar pela areia

                   Onde os peixes estão.

                   As mãos do mar vêm e vão

                   Em vão.

                   Não chegarão

                   Aos peixes do chão.

            "De permeio a morte? Sim, a arrenegada,

             venha rebuçada ou escancarada,

             a que te ceifa inteiro ou se deita, primeiro,

             de esperanças, na tua cama." (Alexandre O' Neill)

                  "Tem dores e ais e as dores dos ais / e os ais das dores;" (F. Namora)

            "Água fria fica quente, / Água quente fica fria / Mas eu fico frio / Sem a tua companhia" (Manuel Bandeira)

 



3. ALITERAÇÃO

      Enquanto a assonância recai sobre a repetição de sons vocálicos, a Aliteração incide sobre a repetição de sons consonânticos. A ALITERAÇÃO tem sobretudo uma função imitativa. Além disso, embora menos que a ASSONÂNCIA, pode substituir o efeito da RIMA.

            "O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia

                  "Antes que o sol se levante

                   Vai Vilante a ver o gado

                   Mas não vê sol levantado

                   Quem vê primeiro a Vilante. (Camões)

            (predominância do som [v])

            "Os seuss descalços pareciam escutar o chão que pisavam" (Sophia M. B. Andresen)

            (predominância do som [s] combinado com [ch] e [z])

            "Que o fraco rei faz fraca a forte gente." __ (Camões) ([f] e [R]

                  "Na messe, que enlourece, estremece a quermesse...

                   O sol, o celestial girassol, esmorece...

                   E as cantilenas de serenos sons amenos

                   Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos... (Eugénio de Castro)

            "Calos, carros, casas, casos.

             Capital

             Encarcerada.

             Colos, calos, cuspo, caspa." (David Mourão-Ferreira)

                  "Brandas, as brisas brincam nas flâmulas, teu sorriso..." (F. Pessoa)

 



4. ONOMATOPEIA

      Trata-se do emprego de palavras que sugerem sons produzidos por animais ou pessoas (ronronar do gato, piar do pássaro, gotejar da torneira, etc), ou ruídos produzidos por objectos (chiar do carro, etc.) ou pela natureza (sibilar do vento, ribombar do trovão, etc.) etc.:

                  Troc... troc... troc... troc...

                  Ligeirinhos, ligeirinhos.

                  Troc... troc... troc... troc...

                  Vão cantando os tamanquinhos...

            "Galgar com tudo por cima de tudo, hup-lá

             Hé-lá! Hê-hô! Ho-o-o-o-o-o!

             Z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z-z!

             Ah não ser eu toda a gente e toda a parte!" (Álvaro de Campos)

 



5. PARONOMÁSIA ou ANNOMINATIO (ou PARAQUESE)

      Quando se usa palavras com som parecido, seja com significado semelhante ou com significado diverso. As semelhanças entre as palavras tanto podem resultar do seu parentesco etimológico, como podem ser simplesmente acidentais:

                  "Sagres sagrou então a Descoberta..." (Miguel Torga)

            "D' esta arte a gente força e esforça Nuno" (L. Camões)

                  "Por causa dos privados foi privado" (L. Camões)

            "Em muitas partes toma o navio porto à porta do seu dono" (A. Vieira)

                  "Fundou-se e fundou-o David na vitória da sua funda" (A. Vieira)

            "Mas não tremas, nem temas" (A. Vieira)

                  "Que a coroa de palma ali coroa" (L. Camões)

            "O Texto não quer dizer calçada, senão calcada" (A. Vieira)

 



6. TROCADILHO ou JOGO DE PALAVRAS

      O TROCADILHO ou JOGO DE PALAVRAS está geralmente associado à combinação ou agrupamento de vocábulos com som semelhante.

      Em sentido restrito, o trocadilho é entendido como o aproveitamento do sentido duplo de uma palavra:

                  "Joana flores colhia

                   Jano colhia cuidados." (bernardim Ribeiro)

            "__ Aquela ave do Sol e Sol das aves" (Jerónimo Bahia)

                  "Quer que a pinte a cores,

                   quer que a cante a coros...

                   Meti-me em debuxos

                   E caí em tonos.

                   Quem me fora Apeles!

                   Quem me fora Apolo!"

      Nesta estrofe, a PARANOMÁSIA cruza-se com o TROCADILHO ou JOGO DE PALAVRAS resultantes das semelhanças tonais entre cores e coros, Apeles e Apolo.

 



7. POLIPTOTO

      Consiste na repetição da mesma palavra em diferentes flexões, mas distinguindo-se da alteração referente à criação de palavras pelo facto de não provocar uma alteração ao nível do seu significado nuclear, mas apenas uma alteração da perspectiva sintáctica:

                  "No mar tanta tormenta e tanto dano,

                   tantas vezes a morte apercebida!

                   Na terra tanta guerra, tanto engano

                   tanta necessidade avorrecida" (L. Camões)

            "Um Oriente, ao oriente, do Oriente" (F. Pessoa)

                  "Enquanto vos oferece a luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz" (A. Vieira)

 



8. FIGURA ETIMOLÓGICA

      Consiste na repetição do radical de uma mesma palavra, visando produzir uma intensificação da força semântica:

                  "Uma vida que é vivida,

                   e outra vida que é pensada" (F. Pessoa)

            "viver uma vida divina" (A. Vieira)

                  "Vi claramente visto o lume vivo" (L. Camões)

 



9. EUFONIA

      Efeito rítmico e harmónico agradável produzido pelas sequências fónicas de um sintagma, de uma micro-estrutura textual. Quando um poema é construído com ritmo, cadência, rima, aliteração, e determinadas intercalações que contribuem para reforçar a harmonia e a musicalidade, diz-se que ele é caracterizado pela eufonia.

 



VI. FIGURAS RELACIONADAS COM A INVERSÃO DA ORDEM NATURAL DAS PALAVRAS:



 

1. INVERSÃO

      No geral este termo refere-se à troca de posição entre o sujeito e o verbo. Na inversão não se intercala qualquer palavra alheia ao grupo sintáctico:

                  "Um ramo na mão tinha.." (Camões)

            "Voavam folhas amareladas por entre saudades emurchecidas" (Cari)

                  "Abandonaram os ninhos as andorinhas e despediram-se na aventura das suas asas." (Cari)

 

 


2. HIPÉRBATO

      Designa a transferência de palavras e as construções realmente insólitas que contribuem para a transformação artística da linguagem. Geralmente, o hipérbato é utilizado seja para que a nossa atenção se centre sobre o elemento deslocado, seja para se obter determinados efeitos fónicos ou outros.

      O HIPÉRBATO é uma figura de construção que consiste na inversão violenta da ordem normal dos membros de uma frase, podendo manifestar-se pela separação do substantivo e do adjectivo, pela colocação do sujeito ou do verbo no fim da oração, pela alteração do lugar habitual de complementos regidos preposicionalmente, etc.

      O hipérbato foi utilizado com muita frequência na poesia barroca. O deslocamento dos adjectivos constitui o mais clássico e eficaz dos HIPÉRBATOS.

                  "Casos que o Adamastor contou futuros" (L. Camões)

            "Tamanho o ódio foi e a má vontade" (L. Camões)

                  "Que sejam, determino, agasalhados

                   Nesta costa africana como amigos." (Camões)

            "O céu fere com gritos nisto a gente" (Camões)

                  "E num cardume negro, hercúleas, galhofeiras,

                   Corendo com firmeza, assomam as varinas." (Cesário Verde)

            " Nas pernas me fiava eu." (Aquilino Ribeiro)

                  "Essas que ao vento vêm / Belas chuvas de Junho!" (Joaquim Cardoso)

 


 

3. ANÁSTROFE

      É um tipo de HIPÉRBATO, mas cuja inversão da ordem natural das palavras na cadeia sintagmática se revela menos violenta:

            "Qual vermelhas as armas faz de brancas," (Lus. VI, 15)

                  "Dos cavalos o estrépido parece" (L. Camões)

            "de África as terras e do Oriente os mares" (L. Camões)

                  "Longas são as estradas da Galileia." (Eça de Queirós)

            "Vingai a pátria ou valentes / Da pátria tombai no chão!" (Fagundes Varela)

 


 

4. ANACOLUTO

      Esta figura afecta a sintaxe de forma abrupta. A impaciência do pensamento provoca uma violência na lógica formal do discurso. Consiste em fazer subentender o correlativo de uma palavra expressa, em deixar só uma palavra que reclama a presença de uma outra, sua "companheira". Este procedimento resulta do facto do locutor dedicar mais atenção ao pensamento do que à organização sintáctica (ver SÍNQUISE)

      O anacoluto verifica-se, por exemplo, quando uma oração que parece ser a principal fica em suspenso pelo aparecimento de outra oração que a faz derivar num outro sentido:

                  "A noite

                   __ Como ela vinha!

                   Morna, suave,

                   muito branca, aos tropeções

                   Já solene as coisas descia __ E eu nos teu braços deitado

                   A té sonhei que morria." (António Botto)

            "Amigas, o meu amigo

             dizedes que faz enfinta." (Johan Garcia de Guylhade)

                  "__ Que menos é querer matar o irmão

                   Quem contra o rei e a pátria se alevanta" Camões)

            "Este povo, que é o meu, por quem derramo

             As lágrimas, que em vão caídas vejo [...]

             Por ele a ti rogando, choro e bramo" (Camões)

                  "Tua mãe, não há idade nem desgraça que lhe amolgue a índole rancorosa." (Camilo)

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      Contrariamente ao que acontece com o ASSÍNDETO, o POLISSÍNDETO consiste na repetição intencional da conjunção, visando criar determinadas sugestões, ou pode ocorrer, com ou sem valor sugestivo, para preservar um determinado metro (mesmo número de sílabas):

            "Que as estrelas e o céu e o ar vizinho

            E tudo quanto se via namorava" (Camões)

            "Elas são quatro mulheres, o dia nasce, elas acendem o lume. Elas cortam o pão e aquecem o café. Elas picam cebolas e descascam batatas. Elas migam sêmeas e restos de comida azeda. Elas chamam ainda escuro os homens e os animais e as crianças. Elas enchem lancheiras e tarros e pastas de escola com latas e buchas e fruta embrulhada em pano limpo." (Maria Velho da Costa)

            "Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos" (Sebastião da Gama)

      Assim, poder-se-á também utilizar, em vez de assíndeto e polissíndeto, as designações:

      __ SERIAÇÃO ASSINDÉTICA quando os membros isolados ficam sem ligação linguística (como acontece no poema de Junqueiro, e nos exemplos relativos ao assíndeto);

      __ SERIAÇÃO SINDÉTICA se são unidos por e, ou, ou por qualquer outro elemento copulativo (como sucede nos exemplos referentes ao polissíndeto).

      NOTA: Enquanto a PARATXE tem incidência sobre a coordenação de frases, sem relações de dependência, a HIPOTAXE encontra-se relacionada com o processo de subordinação de orações, estabelecendo laços de dependência entre elas:             "Lamentava a toda a hora que tivessem acabado os incêndios grandes e devastadores como havia antigamente." (Manuel da Fonseca)

 



 

X. OUTRAS FIGURAS


1. GRADAÇÃO

      A gradação consiste numa seriação não de elementos, mas de ideias. Daí que seja natural considerar-se dois tipos de gradação:

      __ GRADAÇÃO ASCENDENTE ou PROGRESSIVA (equivalente a CLÍMAX __ ver ), quando essa seriação é feita segundo uma ordem em crescendo, isto é, que vai manifestando uma intensificação progressiva:

                  "Os vales aspiram a ser outeiros, e os outeiros a ser montes, e os montes a ser Olimpos e a exceder as nuvens." (António Vieira)

            "Deu sinal a trombeta castelhana / Horrendo, fero, ingente e temeroso." (Camões)

                  "Correi, subi, voai, num turbilhão fantástico." (G. Azevedo)

            "Correi, subi, voai, num turbilhão fantástico" (G. Azevedo)

      __ GRADAÇÃO DESCENDENTE ou REGRESSIVA, quando a seriação de ideias é feita de forma que as ideias ou os conceitos vão diminuindo de intensidade:

                  "Um clarão no céu incendiou tudo, as formas ergueram-se à sua luz, as aves nocturnas refugiavam-se na penumbra, e logo as trevas invadiram de novo a aldeia." (Cari)

            "Uma pequena coisa, uma insignificância, uma nica, tudo o afligia."

 


 

 

2. PERGUNTA DE RETÓRICA (ou INTERROGAÇÃO)

      A utilização da pergunta de retórica não pretende obter ou dar qualquer resposta. Ela é introduzido seja para tornar mais vivo o discurso, seja para realçar o pensamento, seja para reflectir sobre algo que é inquestionável...

                  "Este inferno de amar __ como eu amo! __

                   Quem mo pôs aqui n' alma... quam foi?

                   Esta chama que me alenta e consome,

                   Que é a vida __ e que a vida destrói __

                   Como é que se veio a atear,

                   Quando __ ai quando se há-de ela apagar?" (Almeida Garrett)

            "Que fica da vida? Os grandes feitos ou o dia?" (Ruy Belo)

                  "Que véu de fogo nos teus ombros arde?" (Carlos de Oliveira)

            "De resto, quem, no nosso século, teria coragem de lapidar a Samaritana?" (Aquilino Ribeiro)

 


 

 

3. PERÍFRASE

      Por PERÍFRASE entende-se

 


 

 

4. ALUSÃO

      Por ALUSÃO entende-se

 

 


 

 

5. APÓSTROFE ou INVOCAÇÃO

      Por APÓSTROFE entende-se uma interpelação a alguém, presente ou ausente, leitor ou ouvinte, personagem ou objecto personificado, humano ou divino.

      A introdução da apóstrofe interrompe a linha de pensamento do discurso, destacando-se assim a entidade a que se dirige e/ou a ideia que se pretende pôr em evidência com tal invocação. Realiza-se por meio do vocativo:

                  "Eusébia, que dizes tu nessa voz casquinhenta?" (Agustina Bessa Luís)

            "Homens: porque não nasci apenas no espelho,

             Sem alma deste lado?" (José Gomes Ferreira)

                  "Contra uma dama, ó peitos carniceiros,

                   Feros vos amostrais e cavaleiros?" (Camões)

            "Mortos! Mortos! Desenganai estes vivos! Dizei-nos que pensamentos e sentimentos foram os vossos quando entrastes e saísrtes pelas portas da morte!" (António Vieira)

                  "Ó tu, Guarda divina, tem cuidado

                   De quem, sem ti..." (Camões)

 


 

 

6. EPIFONEMA

      Por Epifonema Entende-se uma sentença em tom exclamativo com que se finaliza um discurso.

      EPIFONEMA e EPÍFRASE são por vezes utilizados como sinónimos de PAREMBOLE, nomeadamente para designar as exclamações indignadas, as reflexões moralizadoras, as conclusões e ideias gerais em que os oradores ou personagens fictícias comentam os seus próprios discursos.

                  "Tanta veneração aos pais se deve!" (Lus. III, 33)

            "Oh! Grandes e gravíssimos perigos, / Oh! Caminho da vida nunca certo, / Que, aonde a gente põe sua esperança, / Tenha a vida tão pouca segurança!" (Camões, Canto I)                   "No mar, tanta tormenta e tanto dano,

                   Tantas vezes a morte apercebida;

                   Na terra, tanta guerra, tanto engano,

                   Tanta necessidade avorrecida!" (Camões)

            "Oyóla el pajarillo enternecido

             y a la antigua prisión volvió las alas:

             ¡que tanto puede una mujer que llora!" (Lope de Vega.)

 



Relacionadas com a REPETIÇÃO de SONORIDADES e de CONCEITOS

APOFONIA

      APOFONIA: Consiste em passar-se de uma palavra ou de um conjunto de sílabas a um outro, mantendo-se entre os dois uma diferença mínima.

 


 

BATOLOGIA

      BATOLOGIA: É uma redundância que consiste em insistir sobre um tema de forma rítmica e acumulativa, como é o caso de dizer-se, por exemplo, «morto e enterrado», «morreu, acabou-se». Isto é, um repetição inútil e pouco agradável da mesma ideia no discurso. Corresponderá ao que vulgarmente se diz "estar sempre a bater na mesma tecla".

 


 

PERISSOLOGIA

      PERISSOLOGIA: Consiste en reforçar uma declaração por meio de precisões teoricamente inúteis. Trata-se de uma espécie de pleonasmo de sentido supérfluo:

"Vi-o com os meus próprios olhos"

"Que oca verborreia!"


EUFUISMO

Por EUFUISMO entende-se o estilo afectado e artificial, resultante, frequentemente, do abuso da aliteração e da antítese, ou do sobrecarregar de conceitos e de alusões a figuras mitológicas.

 


 

TAUTOLOGIA

      TAUTOLOGIA: É uma definição repetitiva fundada sobre o princípio da identidade. Em retórica, significa toda a expressão que, embora por palavras diferentes, repete o mesmo pensamento, a mesma ideia, sem acrescentar qualquer contributo para a clarificação do sentido.


 

TRUISMO -- PALISSADA --LUGAR-COMUM

      __ TRUISMO: um TRUISMO é uma afirmação que não contém nada para além do evidente e do banal.

      __ PALISSADA (de La Palisse): a verdade do sentido da expressão resulta das palavras que se utilizam: "É errado confundir a realidade com a aparência."

      __ LUGAR-COMUM: É uma expressão sentenciosa tida como verdadeira: "Os Catagineses são pérfidos."

Por vezes, o LUGAR-COMUM apresenta-se sob uma forma implícita, o que o imuniza contra o cepticismo: "A perfídia cartaginesa".


 

EXPLEÇÃO

      EXPLEÇÃO: Consiste em utilizar palavras ou construções não indispensáveis, geralmente autorizadas pela gramática prescritiva. Trata-se da utilização de palavras expletivas, ou seja, de palavras que, não exprimindo uma ideia propriamente dita, ou uma ideia nova ou particular, parecem entrar na frase apenas para a encher materialmente e dar-lhe um aspecto de mais completa. Porém, por vezes, a sua utilização serve para reforçar o sentimento por que se é afectado.


 

CALEMBUR

      CALEMBUR: Serve-se da semelhança de som entre duas palavras diversas ou entre dois grupos de palavras.


JUSTAPOSIÇÃO

      JUSTAPOSIÇÃO: A forma mais simples consiste em justapor conjuntos de igual extensão e jogar com a permanência e a variação.


PARADIÁSTOLE

      PARADIÁSTOLE: Alinhamento de segmentos com igual estrutura sintáctica, igual ritmo e extensão.

      HIPOZEUXE (ou SUBNEXÂO): quando se trata de um simples paralelismo perceptível ao nível das ideias, mas não ao nível sonoro.


 

PARÁFRASE

      PARÁFRASE: Consiste numa iteração redundante, explicativa e amplificadora.


 

B. Relativas à CONSTRUÇÃO FRÁSICA

RITMO

      RITMO: Todo o RITMO que se imprime ao discurso constitui uma figura. O RITMO resulta o mais frequentemente de um arranjo repetitivo das sílabas, sobretudo nas língaus em que os sons se repartem em categorias contrastantes, como o caso das vogais longas que se opõem às vogais breves, e das sílabas acentuadas que se opõem às não acentuadas. O RITMO é indiscutível na poesia, mas surge também na prosa.

      Os Antigos praticavam formas de ritmo não repetitivas: na poesia, através da construção de versos chamados logaédicos, isto é, irregulares, feitos de pés diferentes (sendo o pé células rítmicas bem definidas); e na prosa, por meio da


CLÁUSULA ou CURSUS

   

      CLAUSULA: A noção de CLÁUSULA pode aplicar-se aos finais de parágrafo que parecem construídos sob uma certa métrica poética. Na, na eloquência antiga, era frequente terminar-se um parágrafo ou um discurso com uma cadência rítmica emprestada à poesia, com vista a imprimir uma forma firme e obter maior força expressiva. As formas mais conhecidas são:

      __ Cursus planus

      __ Cursus tardus

      __ Cursus velox

 


 

REVERSÃO ou ANTIMETÁBOLE

      REVERSÃO (ou ANTIMETÁBOLE __ o termo metábole significa, em princípio, alteração ou deslocamento, o que o torna próximo de TROPO): Trata-se de uma forma primitiva de QUIASMO, que consiste em opor os mesmo termos em ordem invertida. Porém, a inversão provoca, não raras vezes, alteração ao nível do sentido, fazendo lembrar a ANTANACLASE:

"O rei dos vinhos, o vinho dos reis" (Anúncio publicitário)

 


ANTEISAGOGE

      ANTEISAGOGE: É uma antítese discursiva, que se poderia classificar dentro das figuras de pensamento ou de destaque. Consiste em descrever um objecto comparando o que ele não é ao que ele efectivamente é.


DISSIMETRIA ou ASSIMETRIA

      DISSEMETRIA (ou ASSIMETRIA): Um dos tipos consiste num desenvolvimento desequilibrado de uma frase. O outro tipo consiste em colocar, em funções análogas, termos de natureza diferente: "Ele quer o poder e não partilhá-lo com ninguém."


TMESE

      TMESE: usual na poesia, esta figura consiste na separação de uma palavra composta por meio da interposição de outros membros da frase: "Dar-te-ei, Senhor, ilustre relação" (L. Camões)


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Águeda-Lisboa.



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